Não categorizado

Saiba como evitar golpes na hora de comprar um carro pela internet

Saiba como evitar golpes na hora de comprar um carro pela internet

Com a chegada da pandemia muitas pessoas optaram por comprar um carro pela internet, porém, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes. Veja algumas dicas que separamos para te ajudar!

Como comprar um carro pela internet de forma segura
Veja dicas de como comprar um carro pela internet de forma segura (Foto: Freepik)

Cuidados na hora de comprar um carro pela internet

O primeiro passo é pesquisar sobre o site ou empresa que está disponibilizando o automóvel. O ideal é verificar se há alguma reclamação, se o CNPJ informado é verídico, a quanto tempo a companhia existe, dentre outras informações que possam te tranquilizar com relação a credibilidade do vendedor. É recomendado que o comprador sempre busque sites e portais de confiança e com uma boa reputação.

Após essa pesquisa, é hora de escolher o carro. Neste momento é preciso prestar atenção em todas as descrições disponíveis, ver todas as fotos e comparar as informações com as imagens. Porém, também é importante solicitar um laudo de vistoria automotiva, feito por uma empresa terceirizada e idônea, que irá comprovar as condições do veículo.

VEJA TAMBÉM

Porém, Beto Reis, sócio-diretor da Super Visão “Em alguns estados é obrigatório o carro passar por uma vistoria para ter o Laudo de Transferência, porém esse procedimento analisa somente o número de motor e chassi (os comparando com as bases de dados oficiais), por isso é sempre bom realizar uma vistoria mais completa para se certificar da real condição do veículo”.

Realizar uma vistoria antes de comprar um carro na internet é essencial

Vale ressaltar que há alguns tipos de vistorias disponíveis no mercado, mas quanto mais itens forem analisados, melhor e mais seguro será para o quem for investir no carro.

Durante esse serviço são analisados a integridade estrutural, a originalidade de chassi, motor e câmbio, as condições da funilaria e pintura, presença de itens acessórios, além de realizarem uma checagem do histórico do veículo e da situação documental do carro. 

Com esse o laudo mais completo em mãos, o comprador consegue evitar diversos problemas, como cair em um golpe, adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas, ou com reparos estruturais significativos, que no futuro podem aumentar o risco dos ocupantes em um eventual acidente.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela empresa com dados de sistema referentes as vistorias Certicar e Cautelar, cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, falta de regularização, sinistros ou reparos estruturais significativos motivados por danos severos.

Já 27% possuem restrições que depreciam o carro ou que podem causar transtornos para a sua regularização. Esses números reforçam a importância de fazer a vistoria antes de adquirir um automóvel.

Como comprar um carro pela internet de forma segura
Realizar vistoria é necessário (Foto: Freepik)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Vantagens de realizar a vistoria antes de comprar um carro pela internet 

Nem sempre quando se compra um carro ele é entregue da forma em que foi anunciado. E os riscos aumentam quando a negociação é feita de forma online. Dessa forma, a vistoria ajuda a amenizar tais riscos.

Com a vistoria veicular você terá certeza de que os itens obrigatórios e de segurança atendem a regulamentação vigente. O laudo também garantirá que o veículo está regularizado, fazendo com que o novo dono possa circular com o carro tranquilamente.

Além disso, com ela, o risco de fraude diminui drasticamente.  Os portais especializados possuem ações para minimizar esse risco, porém a vistoria traz mais segurança para o negócio.

Dentre as informações levantadas pelos vistoriadores estão: o histórico do carro, se ele sofreu algum sinistro ou roubo e se eventuais alterações realizadas no veículo foram devidamente regularizadas nos documentos.

Como comprar um carro pela internet de forma segura
A vistoria evita dores de cabeça posteriores (Foto: Freepik)
Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Saiba como evitar golpes na hora de comprar um carro pela internet apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?