Não categorizado

Serviços de carros por assinatura ganham cada vez mais opções; confira!

Serviços de carros por assinatura ganham cada vez mais opções; confira!

Diversas montadoras vêm disponibilizando carros novos com toda assistência necessária por um custo fixo mensal. Assim, os serviços de carros por assinatura estão com constates novidades. Aproveite e também entenda mais sobre esse tipo de serviço, além das vantagens e desvantagens!

serviços de carros por assinatura estão com constates novidades
Foto: Pexels

Carros por assinatura: planos e novidades

Podemos considerar que os carros por assinatura ainda uma novidade no mercado brasileiro. O serviço de carro por assinatura consiste na locação de um veículo zero quilômetro por um longo período – que normalmente gira em torno de 12 a 36 meses

A nova modalidade, que começa a ganhar usuários por todo o país, disponibiliza automóveis de vários modelos e marcas, para todos os tipos de gostos e bolsos. 

Os carros por assinatura criaram uma nova lógica de consumo para o mercado de automóveis ao oferecer facilidades para quem alimenta o sonho do carro zero quilômetro ou deseja usufruir de suas vantagens” afirma Gustavo Braga, especialista no mercado automotivo e Diretor da Carupi, uma autotech de compra e venda de carros pela internet.

Carros por assinatura; quais os prós e contras?
Foto: Freepik

Afinal, quais os prós e contras dos carros por assinatura?

Vantagens de assinar o carro

De acordo com Braga, a principal vantagem para o cliente é não precisar mais arcar com valores de documentação, impostos, proteção, idas ao mecânico e nem com a desvalorização e venda posterior. Ou seja, IPVA, licenciamento, seguro e manutenções preventivas já estão inclusos no pagamento mensal.

Isso porque o carro é propriedade da empresa que fornece o serviço de assinatura. Assim, como o veículo não é comprado de forma definitiva, o consumidor também não arca com custos de financiamento. Além de não arcar com a depreciação ou perda de valor, que são comuns nos carros mais novos.

Por exemplo, o cliente escolhe a quilometragem máxima mensal a ser rodada e, caso ultrapasse esse limite, deverá pagar uma taxa pela rodagem extra. Essa franquia costuma variar entre 500 km a até 3000 km por mês.

FCA lança novo projeto de carros por ASSINATURA no Brasil
Fiat e Jeep: mais de 10 modelos para assinatura (Imagem: TecMundo / Divulgação)

 Fiat, Renault, Jeepp, Volkswagen, Toyota, Caoa Chery e Audi já oferecem planos próprios para assinar veículos

Criado inicialmente por locadoras, o número de montadoras que já oferecem esse tipo de serviço vem crescendo no Brasil – Fiat, Renault, Volkswagen, Toyota, Caoa Chery e Audi são exemplos.

Além de todas as facilidades descritas, a assistência 24 horas também é prestada aos assinantes. Mas, as despesas com combustível, multas, limpeza e estacionamento são de responsabilidade do contratante. Também, em alguns programas, o cliente pode realizar a compra do veículo após o fim do contrato.

Atenção!

Porém, o interessado nessa modalidade deve fazer uma análise criteriosa e estar atento ao que consta no contrato, pois as cláusulas podem variar de uma empresa para outra. Antes de tudo, avalie atentamente as proteções incluídas no seguro, suas responsabilidades como contratante e a duração da assinatura.

Outro detalhe muito importante: antes de optar em contratar o serviço de carro por assinatura, é preciso analisar as reais necessidades de cada perfil de usuário, escolher um veículo que seja adequado às suas demandas e ao seu estilo de vida e colocar todas as despesas na ponta do lápis, comparando ofertas, valores e benefícios oferecidos por diferentes empresas.   

Muitas vezes, um carro usado ou seminovo em bom estado e com baixa quilometragem pode ser uma opção muito mais interessante do que um carro zero quilômetro por assinatura”, pondera Braga

vantagens e desvantagens dos carros por assinatura
Vantagens X desvantagens dos carros por assinatura. Imagem Ilustrativa

Desvantagens dos carros por assinatura

Como todos os serviços, os carros por assinatura também podem apresentar desvantagens. Além disso, pode não ser a modalidade mais adequada para alguns perfis de pessoas e necessidades, como o diretor da Carupi também já mencionou anteriormente. Por exemplo, a Karvi – startup de compra e venda de carros – lista alguns pontos não interessantes do serviço de assinatura.

  • Pode sair mais caro do que comprar à vista
  • Franquia limitada
  • O carro não é seu
  • Proibido para motoristas de aplicativo

 

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Agora editora do site Garagem360!

O post Serviços de carros por assinatura ganham cada vez mais opções; confira! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?