Não categorizado

Tesla usará tecnologia de carros autônomos para criar robô humano

Carros autônomos da Tesla dividirão tecnologia com robô humanoide

Se você acha carros 100% autônomos coisa de filme de ficção, vai se surpreender ainda mais com essa notícia. A Tesla, montadora que investe em carros elétricos e desenvolve projetos para aprimoramento veicular autônomo, apresentou um robô humanoide que divide a tecnologia usada nos carros para realizar determinadas atividades, entenda.

Carros autônomos da Tesla dividirão tecnologia com robô humanoide
Robô Optimus da Tesla (Foto: Divulgação)

Conheça o Optimus

Esse foi o nome escolhido pela equipe da marca para o robô humanoide. Ele conta com inteligência artificial para conseguir realizar atividades ditas como perigosas, bem como cansativas para nós, meros mortais. A Tesla afirmou que o protótipo do modelo estará disponível ainda em 2022.

Se confirmado, o robô Optimus usará a já conhecida tecnologia Autopitlot para conseguir desenvolver essas habilidades. O robô terá uma aparência humana, e até uma mão com cinco dedos. Além disso, contará com mais de 40 atuadores para a realização dos movimentos.

No lugar do rosto, haverá uma tela, por onde as informações necessárias para o contato entre homem e robô sejam transmitidas.

Além de recursos programados, o robô também terá reconhecimento por voz para atender os comandos que lhe são dados.

Ele terá 1,73 metros de altura e 57 kg. Além disso, o robô terá uma capacidade de carga de 20 quilos, e velocidade máxima de 8 km/h. A “fragilidade” não é atoa, trata-se de uma forma de segurança, caso aconteça algum tipo de ataque proveniente da máquina.

Se você é parte do grupo de pessoas que são adeptas à teoria conspiratória sobre a revolução das máquinas, saiba que a Tesla garantiu que o Optimus não oferece perigo para a sociedade, e que o robô pode ser desativado a qualquer momento se necessário.

Carros autônomos da Tesla dividirão tecnologia com robô humanoide
Robô humanoide da Tesla (Foto: Divulgação)

Veja também: Carros autônomos: revoluções tecnológicas para a próxima década

A tecnologia Autopilot usada em carros autônomos

A tecnologia Autopilot, é um sistema de condução semiautônoma usada pelos modelos da marca. Ela conta com uma série de câmeras, radares e sensores que auxiliam no reconhecimento de terreno e de objetos ao redor, além de pessoas e outros veículos, quando usado nos carros, por exemplo.

Toda essa tecnologia aplicada, seja nos modelos veiculares ou agora no Optimus, serve como um sistema de segurança e também para que as funções solicitadas sejam realizadas por ambas as máquinas.

Nos automóveis da Tesla, o sistema possui oito câmeras que projetam uma visão 360º para o motorista, as mesmas conseguem detectar uma imagem no alcance de até 250 metros. Com isso, ele é capaz de frear sozinho em situações de condução perigosa, aceleração constante, monitoramento de faixa, entre outros.

No robô a mesma tecnologia foi usada, com a introdução de mais 12 sensores, e radares adicionais. Todo esse conjunto de equipamentos e tecnologias faz com que o sistema consiga “enxergar” mesmo sob situações de baixa visibilidade, como tempestades, poeira e outros empecilhos.

Trata-se de um projeto

Vale destacar que, todas as informações dadas pela empresa, fazem parte de um projeto, não há confirmação de que realmente o Optimus, ganhe vida.

Outro ponto importante de ressaltar é que a marca está envolvida em casos de acidentes com carros autônomos. Em abril, o carro com a tecnologia semiautônoma da marca, o Model 3 colidiu em uma árvore nos Estados Unidos e acabou pegando fogo. Haviam dois passageiros dentro do carro e ambos não resistiram aos ferimentos.

Carros autônomos da Tesla dividirão tecnologia com robô humanoide
Robô humanoide da Tesla (Foto: Divulgação)

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Tesla usará tecnologia de carros autônomos para criar robô humano apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?