Não categorizado

Vai viajar no feriado de 02/11? Veja as dicas para evitar acidentes!

Como evitar acidentes

Mais um feriado prolongado se aproxima, e com isso, muitos se planejam para pegar a estrada e aproveitar os dias de folga. No entanto, reforçar algumas dicas de segurança é essencial para evitar acidentes no feriado. Confira quais são elas!

Como evitar acidentes
Veja quatro dicas de como evitar acidentes na hora de viajar (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar acidentes na hora de viajar

Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal, no último feriado prolongado, entre os dias 9 e 12 de outubro, foram registrados 973 acidentes apenas nas rodovias federais de todo o país. Além disso, o levantamento constatou também 1.165 pessoas feridas e 75 mortes, 783 pessoas flagradas no bafômetro, 4.800 atuações por falta de cinto de segurança em todos os passageiros e 268 motoristas foram multados por uso de celular enquanto dirigiam.

Diante dos dados e perto de um próximo feriado, é extremamente importante ressaltar alguns cuidados que todos devem tomar ao viajar, confira:

VEJA TAMBÉM

1. Conheça e aplique as técnicas de direção defensiva

Segundo a CEO da Younder, Claudia de Moraes,  a direção defensiva é de extrema importância, pois prepara o condutor para imprevistos e eventualidades que podem surgir no trânsito e que exigem a melhor tomada de decisão possível em um curto espaço de tempo.

 “O motorista que tem essa habilidade de dirigir por si e pelo outro consegue assegurar a própria proteção e as do que estão ao seu redor. Mas, as regras mudam, esquecemos as coisas e adquirimos maus hábitos, portanto, é essencial fazer cursos de atualização de direção on-line e reciclagens com frequência”, afirma.

Como evitar acidentes
Coloque em prática as práticas de direção defensiva no trânsito (Foto: Pixabay) – evitar acidentes feriado

2. Tenha um comportamento preventivo

É fundamental que cada condutor faça a sua parte para antecipar e prever as eventualidades durante o trânsito e possíveis problemas com os veículos. “É imprescindível tomar atitudes prudentes e fazer revisões periódicas”, alerta. Viajar com o carro em mau estado, com a falta de revisões agrava e muito o risco de acidentes que facilmente poderiam ser evitados.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Vai viajar no feriado prolongado? Veja dicas de cuidados com o carro!
Dicas de cuidados com o carro antes de pegar a estrada! Foto: Pexels

3. Tenha uma conduta ética e respeitosa no trânsito

Respeitar as leis é fundamental para manter uma rotina ética e respeitosa. Evite dar “jeitinhos” e colocar em risco a sua vida e a dos outros. Além disso, muitos acidentes acontecem justamente quando alguma regra de transito é violada. Como é o caso de ultrapassagens em momentos inoportunos, ou exceder a velocidade máxima. Essas ações são responsáveis por colocar a sua vida em risco, bem como a das demais pessoas no carro e outros condutores.

4. Mantenha a distância adequada

Nunca ande colado ao veículo à frente, é necessário ter espaço para realizar manobras, desvios e até realizar uma freada brusca com segurança, em caso de uma possível emergência.

Com uma distância do veículo à frente, em casos de acidentes, não haverá um engavetamento, por exemplo. Esse perímetro de segurança te permite frear e evitar que o acidente se intensifique. Além disso, manter uma distância adequada do veículo à frente, te permite ter uma visão maior do que está por vir, o que também garante maior segurança.

Como evitar acidentes
Lembre-se que a sua condução influencia nos demais motoristas (Foto: Pixabay)

 

 

Nicole Santana

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.

O post Vai viajar no feriado de 02/11? Veja as dicas para evitar acidentes! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?