Não categorizado

Venda de picapes cresce 48% em 2021, aponta plataforma

Picapes

A procura por picapes nunca esteve tão grande aqui no Brasil. Hoje, o carro mais vendido é uma delas. Sem falar que outros modelos possuem um bom volume de emplacamentos.

A história não é muito diferente nas plataformas online de classificados. Na OLX, por exemplo, a venda de picapes usadas e seminovas cresceu 48% durante o primeiro semestre. Para chegar a esta conclusão, a empresa usou os números registrados no ano passado.

Segundo a empresa, este crescimento está acima da média dos automóveis. Isso porque a comercialização deles foi de 33,2% no período citado. Ou seja, a venda de picapes foi quase 15% maior.

Foto: DIvulgação/Nissan

Venda de picapes cresce 48% em 2021, aponta  OLX

E esta é uma categoria que sempre teve bastante prestígio em terras brasileiras. Isso porque elas podem ser bastante práticas na hora de levar materiais e peças. Muitas empresas de serviços ou que estão envolvidas com o setor de agronegócio fazem o uso delas. Trabalhadores autônomos idem. Sem falar que algumas possuem o mesmo conforto encontrado em sedãs e SUVs.

De acordo com o Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, um outro movimento está favorecendo o mercado. Se trata dos problemas que as fábricas estão tendo para fabricar veículos.

“Outro fator que impulsiona o segmento de usados como um todo, com reflexo no mercado de picapes, foi a diminuição do ritmo de produção de zero quilômetros, com reflexos positivos no aumento expressivo de vendas de automóveis usados por meio da OLX nos últimos meses”, esclareceu Passos.

Picapes
Foto: Divulgação/Fiat

A empresa também divulgou uma lista com as picapes com o maior crescimento no número de vendas na plataforma. E quem lidera é um dos modelos 0km mais usados. Estamos falando da Fiat Toro. A irmã maior da Strada teve um aumento de 133,1% das vendas. Este carro foi lançado em 2016 e passou por uma reestilização no começo deste ano.

Falando na picape menor da fabricante italiana, ela foi a líder entre as picapes compactas. O aumento durante a primeira metade do ano foi de 46,7%. Entretanto, ela está apenas na oitava posição.

Leia mais: 5 picapes 0 km que custam até R$ 200 mil

Atrás dela estão suas duas principais concorrentes nos últimos tempo. A VW Saveiro, por exemplo, teve um crescimento de 31,8% e está na 9ª posição. Enquanto isso, as vendas da Chevrolet Montana cresceram 25,5% no período. Vale lembrar que esta picape foi descontinuada no começo deste ano.

Picapes médias em alta

Picapes
Foto: DIvulgação/Volkswagen

Este levantamento mostrou um movimento bastante interessante quando tratamos de picapes médias. Como podemos ver acima, quase todos os modelos disponíveis no mercado estão posicionadas acima das menores. Inclusive da Fiat Strada, que é a líder de todo o setor de veículos 0Km.

Na segunda posição do ranking da OLX está a VW Amarok, por exemplo. As vendas do modelo alemão tiveram um aumento de 88,8%.

Picapes
Foto: Divulgação/Toyota

A líder da categoria no ranking de vendas da Fenabrave vem logo atrás. Durante os seis primeiros meses de 2021, o número de unidades negociadas da Toyota Hilux teve um aumento de 76,5%. Por outro lado, as vendas da Chevrolet S10 tiveram uma alta de 52,3%. Isso lhe rendeu o sétimo lugar.

Veja abaixo o ranking completo dos 10 modelos usados com maior crescimento em vendas  divulgado pela OLX

  1. Fiat Toro (133,1%)
  2. VW Amarok (88,8%)
  3. Toyota Hilux (76,5%)
  4. Nissan Frontier (67,4%)
  5. Ford Ranger (61,3%)
  6. Mitsubishi L200 (57,5%)
  7. Chevrolet S-10 (52,3%)
  8. Fiat Strada (46,7%)
  9. VW Saveiro (31,8%)
  10. Chevrolet Montana (25,5%)
Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post Venda de picapes cresce 48% em 2021, aponta plataforma apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?