Não categorizado

Volkswagen acabará com carros com câmbio manual até 2030

carros com câmbio manual

Embora muitos motoristas prefiram carros com câmbio manual aos automáticos, a tendência da eletrificação dos carros deve, aos poucos, colocar fim a transmissão manual. Por exemplo, de acordo com o site alemão Auto Motor Und Sport, a Volkswagen pretende abolir, até o ano de 2030, o câmbio manual em países europeus. Entenda!

carros com câmbio manual
Foto: Woloko Club

Carros com câmbio manual devem ser reduzidos a partir de 2023 na Europa

A Volkswagen, conforme o site alemão, a partir de 2023 já pretende estar com seus carros com baixa oferta de câmbio manual. No caso, a próxima geração do Tiguan, por exemplo, já deve ser o primeiro modelo apenas com opção de câmbio automático. Em seguida, será o Passat (ou Variant).

Conforme a fonte, será algo inédito para os europeus. Isso porque, na Europa, há opções, praticamente, de todos os tipos de carros.

Enquanto isso, no Brasil, já temos opções da marca sem a transmissão automática. É o caso do Nivus e do Taos.

carros com câmbio manual
Nivus. Foto: Divulgação / VW)

Aproveite e leia também10 carros automáticos mais baratos em 2021 no Brasil

Por outro lado, vale destacar que o câmbio manual ainda faz sucesso em muitos lugares. No Brasil, a transmissão manual é preferida, muitas vezes, por questões de preços.

Com a alta dos preços dos carros no Brasil, os brasileiros procuram unir o conforto aos melhores preços. Assim, o câmbio manual continua “em alta”.

E, voltando ao assunto do possível fim do câmbio manual não é só a Volkswagen que segue com este plano. O mesmo site, por exemplo, acredita que a tendência deve surgir também na nos EUA e China. Além disso, é provável que a Volkswagen tenda a promover o câmbio automático em seus carros também no Brasil.

VW ID.3 1st . Foto: Divulgação/ VW

No entanto, ainda não sabemos se acabar com a transmissão manual é algo vantajoso para as montadoras em geral. Por exemplo, de acordo com site alemão, muitos motoristas consideram o câmbio automático um ponto positivo na hora de guiar, mesmo com as facilidades que o câmbio automático proporciona. Mas, mesmo que os câmbio manual “sobreviva”, a eletrificação dos carros deve avançar em todo o mundo.

Câmbio Manual

Aproveitando o assunto, vale destacar que, como todo equipamento de um carro, o câmbio manual tem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, conforme a empresa de consórcio de veículos Embracon, a transmissão tem as vantagens:

  • Deixa o preço do automóvel mais barato;
  • Sua manutenção é mais barata;
  • Mais controle da potência;
  • Mais conforto e segurança em ultrapassagens.

Por outro lado, o câmbio manual oferece menos conforto ao motorista do que o câmbio automático. Isso porque o condutor fica com o pé esquerdo livre. Assim, pode manter as duas mãos no volante – o que significa mais segurança.

Outras vantagens do câmbio automático é que o motorista não precisa se preocupar com a rotação do motor do carro. Não precisa, também, soltar a embreagem rápido, como é necessário em algumas ocasiões com um carro manual. Por fim, o câmbio automático faz com que seja mais prático subir ladeiras – já que não existe o risco de o carro descer por acidente.

Com informações e tradução do site Auto Motor Und Sport

Erica Franco

Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.

O post Volkswagen acabará com carros com câmbio manual até 2030 apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?