Não categorizado

XC40 Pure Electric é lançado no Brasil; conheça o 100% elétrico da Volvo Cars!

XC40 Pure Electric

A Volvo anunciou nesta semana a chegada oficial do mais novo membro da sua linha de SUVs. Trata-se do XC40 Pure Electric. Este carro é o primeiro modelo 100% elétrico que a marca sueca disponibilizará em terras brasileiras. E não é só o motor eletrificado que impressiona. Foram adicionados itens que melhoram a experiência de todos os ocupantes.

Sua apresentação oficial aconteceu nesta semana. Mas ele já é um verdadeiro sucesso. No último mês de maio, 300 unidades foram colocadas na pré-venda. Elas se esgotaram em menos de 20 dias. Depois, foram colocadas a venda mais 150 unidades. Não é a toa que a fabricante decidiu manter o preço desta fase até o fim de 2021. Ou seja, os interessados terão que desembolsar R$ 389.950 pelo veículo.

XC40 Pure Electric
Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

XC40 Pure Electric é lançado no Brasil; conheça o 100% elétrico da Volvo Cars!

O novo Volvo XC40 Pure Electric chega para aumentar a opções de SUVs da marca aqui no Brasil. Toda sua frota de carros é formada por carros híbridos e carros 100% elétricos. De acordo com a marca, este novo jipe fortalece o compromisso da marca em se tornar totalmente elétrica até 2030.

XC40 Pure Electric
Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

Sua estrutura é praticamente a mesma do XC40 Recharge. Porém, ele passou por mudanças no visual. A principal delas na parte da frente. A grade frontal (de entrada de ar) deu lugar a um painel.

O logotipo da marca ainda continua no local. Já o conjunto óptico traz faróis de Full LED com autodirecionais (ABL). Eles possuem também função antiofuscante. Já os faróis de neblina estão posicionados. Os faróis de neblina também fazem parte do conjunto.

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)
Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

Outro detalhe importante da carroceria é a presença inscrição Recharge nas colunas traseira. Ele calça rodas de alumínio de 20 polegadas. Na hora da compra, os clientes da Volvo poderão escolher, dentre todas as cores disponíveis, o tom Sage Green, exclusivas deste modelo.

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

Já o espaço do porta-malas é maior aqui. Sem a presença do motor, o bagageiro do Volvo XC40 Pure Electric tem capacidade para 413 litros .  Uma outra boa notícia é que ele possui o sistema hands-free.

Tecnologias

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

O interior deste veículo mantém diversas qualidades do Volvo XC40 híbrido. Destaque para a tecnologia embarcada. As duas novas telas digitais se destacam. Atrás do volante, o painel de instrumentos está em uma tela de 12,3 polegadas. Mais ao centro do painel, está a central multimídia de nove polegadas. Esta se destaca por estar na vertical.

O sistema de infoentretenimento traz uma novidade. Ele traz o inédito sistema operacional Google Automotive Services. Um dos atributos deste novo sistema é o comando de voz, que ajuda o motorista a manter o foco no trânsito. Sem falar que você pode ter acesso a aplicativos nativos no carro via Google Play.

XC40 Pure Electric
Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

Mas não são apenas os gadgets que impressionam no carro. O Volvo XC40 Pure Electric traz tecnologias pensada para manter a segurança das pessoas. Dentre elas, podemos destacar:

  • Alerta de trafego cruzado
  • Câmera 360º
  • Sistema de alerta de mudança de faixa
  • Sistema de alerta de ponto cego
  • City Safety
  • Pilot Assist
  • Controle de cruzeiro adaptativo

Conjunto mecânico

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

O Volvo XC40 Pure Electric está equipado com dois motores elétricos. Eles são chamados de P8 AWD (All Wheel Drive) e podem gerar uma potência de 408 cv e torque de 660 Nm. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Já a velocidade máxima de 180 km/h é limitada. O carro ainda traz tração integral.

Estes propulsores são alimentados por uma bateria de 78 kWh. Ela faz com que o carro tenha uma autonomia de 400 km (ciclo WLTP). Você pode recarregar até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Para isso, você pode usar um sistema de carregamento rápido. Do mesmo modo que aconteceu durante a pré-venda, os clientes ganharão um Wallbox de brinde. Isso se comprarem o carro até o fim do ano.

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação/Volvo)

A marca instalou no carro o recurso One Pedal Drive. A Volvo diz que ele torna a aceleração e a frenagem mais práticas e o seu uso pode fazer com que a autonomia aumente. Ao pisar nele, o carro acelera. Para frear, o motorista só precisa ir tirando a força dele.

 

Pedro Giordan

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

O post XC40 Pure Electric é lançado no Brasil; conheça o 100% elétrico da Volvo Cars! apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vamos conversar?